sábado, 3 de dezembro de 2011

Pintura Portuguesa Moderna e Contemporânea do Século XX

Segundo Rui Mário Gonçalves as obras modernas realizadas no século xx resultaram essencialmente da vontade dos artistas. No entanto, a liberdade interior dos artistas deste século apela para a liberdade de cada uma das pessoas que são o seu público. E são os artistas que formam o seu público e deste modo este encontra de modo fecundo a sua aproximação com as obras, tendo em conta sempre a personalidade dos seus autores.
Segundo este mesmo autor o público sabe instintivamente que a sociedade pode ditar os conteúdos, fornecer os materiais e condicionar os meios de comunicação, mas o artista encontra eficácia na fusão dos conteúdos e expressão e cada artista tem o seu modo próprio de evoluir.

Este modo de compreensão das obras de arte deste período histórico não é completo mas é claramente imprescindível. A vontade de criar uma obra de arte em Portugal merece-nos uma atenção especial por dois motivos distintos mas simultâneos: ser detentor de uma enorme vontade de criar pois a sociedade portuguesa tem a tendência de as rejeitar logo que elas surgem; a existência de uma clara distância entre o público e a arte, distância que tem vindo a diminuir pela insistência da própria produção artística.
A falta de entendimento da arte moderna pelo público português não é pela falta da sua explicação mas sim pela falta de consciência da necessidade da arte e o desconhecimento das tradições da expressão plástica no nosso país e a falta de aproximação e observação atenta das obras produzidas. As obras de arte ensinam a olhar, umas através das outras. Desta forma não só se conhecem as obras de um modo global como se compreende mais profundamente as de um artista ao longo da sua vida.Através desta observação atenta pode-se reconhecer o seu tipo de organização psicológica e assim permite ao observador contemplar as obras de um modo pleno e activo, permite reconhecer mais facilmente o cromatismo, o sentido de proporções, as opções temáticas e assim compreender melhor a expressão artística de cada um dos artistas observados. O acesso ao estilo de cada um dos artista através da sua pintura torna mais fácil e mais emocionante. Não podemos esquecer que os artistas muitas vezes entre-cruzam as suas vidas e estilos e este facto permite também compreender melhor o sentido visual do pensamento contemporâneo.

Sem comentários:

Enviar um comentário